sábado, 28 de novembro de 2015

Livro novo a caminho





Ja esta no forno minha proxima obra. Em breve a historia de Osmio e Charlote. 






E.Ternamente juntos
O encontro



Charlote e’ uma adolescente como outra qualquer. De uma família classe media, filha do militar Ten. Rocha, assiste dentro de casa o rigor e violência domestica física e psicológica que sua mãe Joana vive. Tímida e retraída, Charlote tem paixão platônica por um colega de escola, Isaac,  porem e’ desprezada por ele. Ela sempre conta com a ajuda de seu avo Gerson, idoso super moderno, que acredita em UFOs, e de seu amigo Marlon. Marlon também sofre bulling na escola por não ter sua opção sexual bem definida. Charlote cai em uma armadilha mirabolada por Ingrid, colega de escola e entra em total desespero. Charlote sofre por amor, desprezo e busca resposta para esses sentimentos em conversas solitárias que tem com uma estrela que ela e’ encantada.
Na luz que Charlote acredita ser uma estrela, vive ‘Osmio, um ET com inteligência altamente desenvolvida, do planeta Cousin. Nesse planeta não existe amor. Todos são frios e vivem apenas pela razão. Se multiplicam e se organizam de forma calculada e programada, sem nenhum tipo de sentimento. ‘Osmio está em processo de união com Galena, filha dos lideres do planeta Cousin, Senior e Andradite.
‘Osmio junto com seu inseparável parceiro Morion começa seu trabalho de monitoramento da Terra, dos humanos e do deslocamento de ETs, assim ele começa a observar Charlote. A confusão de sentimentos, desconhecidos por ‘Osmio, que Charlote sente, o atrai e faz com que os dois tenham um encontro que mudara para sempre o futuro dos planetas Terra e Cousin.   



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Você conhece o Parque Ecologico da Rocinha?




Você conhece o Parque Ecológico da Rocinha?


(Foto: Sergio Mib)

Com uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro, situado dentro de uma das favelas mais conhecidas  do mundo, Rocinha, Rio de Janeiro, o Parque Ecológico da Rocinha, foi projetado  no PAC – 1  (2010), sendo uma extensão do Complexo Esportivo da Rocinha, sob a gestão da Secretaria Estadual de Esporte , Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. Porem com pendências e obras não terminadas, o espaço aguarda as obras do PAC – 2 para a conclusão e se mantém sem manutenção, o que dificulta a utilização do espaço por moradores.
Apesar da imensa necessidade de espaço de lazer, cultura e esporte, moradores não utilizam parcialmente o espaço e consequentemente torna o local abandonado e sem manutenção.
Fatores que contribuem para o afastamento de moradores vão do difícil acesso, pois com rua sem iluminação e chão esburacado e sem asfalto, à implantação da sede da UPP nesse local. Piorando ainda mais com o caso Amarildo que foi torturado e morto na sede da UPP – Rocinha.



O Parque Ecológico da Rocinha após esses percalços em sua construção tornou se  sem vida, sem utilidade ao morador, tendo em vista que muitos não conhecem o local e acabam que por perder a possibilidade de usufruir de espaço maravilhoso, que poderia proporcionar ao  um dia de lazer familiar, a pratica de esportes, e a realização de atividades culturais.
Deixando de lado essa parte burocrática e política do parque, gostaria de ressaltar o outro lado da moeda.  Acreditando que esse espaço publico seja de estrema importância para os moradores da Rocinha, venho convidar a todos que visitem o espaço e comecem a utiliza lo para assim reivindicar mos a manutenção do local.
Quem conhece a Rocinha sabe que muitos moradores residem em casas sem ventilação, sem área aberta, sem terraço e consequentemente não possuem um local para o lazer familiar. E sabendo disso vejo a importância de falar sobre esse espaço publico maravilhoso que foi construído para o morador.
O Parque Ecológico fica localizado no local conhecido como Portão Vermelho, com entrada pela Estrada da Gávea.



(Foto: Sergio Mib)



Ao entrarmos, o primeiro espaço que encontramos é a quadra de Tênis de saibro. Aulas acontecem diariamente na quadra. Interessados em utiliza la devem dirigir se ao Complexo Esportivo da Rocinha. Atualmente a quadra foi apadrinhada por esportistas que apoiam a prática do Tênis. 
Logo a diante encontramos um espaço para pratica de exercícios físicos, barras de ferro.



(Foto: Sérgio Dias)

Ao caminhar mais um pouco, logo, encontramos um dos espaços mais belos que terá grande utilidade pra Rocinha. O anfiteatro. Com um palco espaçoso, uma arquibancada generosa, camarim, e todo potencial para grandes eventos culturais, o anfiteatro necessita de manutenção, mas somente com a sua utilização poderemos ver  quais as prioridades e quais o reparos necessários, com tudo, o espaço não esta interditado e abrigaria espetáculos musicais, teatrais, literários e de outros seguimentos culturais sem o menor problema.

Procurei Artistas que desenvolvem trabalhos culturais para ouvi -los sobre o espaço. 
Conversei com  Linn Falcão, diretora, atriz, apresentadora, escritora, poeta, fundadora do Grupo Atotes da Roça, junto com Hudson Carvalho, Malu Alves, Jéferson Luiz, Christian Mallet e Marco Dobal entre outros atores que moram na Rocinha, unindo se com a Grutta Teatral. Atualmente estão com o espetáculo "Boca de Ouro"  circulando em festivais e a Oficina Plínio Marcos em desenvolvimento. 




                                   
                                                                           Fonte: Internet
Linn pontua que conheceu o espaço através de amigos, porém nunca utilizou o espaço para seu lazer, apesar de achar o espaço agradável e belo. Porém observou que a falta de manutenção nos espaço do parque dificulta a utilização. Ela, apesar, de não comer carne vermelha, vê no espaço de churrasqueira um excelente espaço para confraternização familiar e entre amigos ou ate mesmo um espaço de saraus, por exemplo. 


                                                                              Fonte: Internet

Quanto ao Anfiteatro, Linn, diz que é um espaço que poderia estar sendo palco de grandes apresentações, espetáculos, festivais, e outros eventos culturais, porém a falta de manutenção, de estrutura como iluminação, sonorização e outros fatores importantes pra um espetáculo. Linn completa dizendo que abraçou a causa da reestruturação do Parque Ecológico e está no movimento que garanta o uso e manutenção do espaço. 



(Foto: Sérgio Mib) 





Conversei com Guilherme Rimas, morador da Rocinha, Rapper, produtor cultural. Guilherme ja foi um dos produtores do encontro de Idéias e Rimas, organizava um encontro chamado Jhony Tribos e atualmente está em fase de produção de um projeto chamado Rocinha na Cena, um evento ligado ao hip-hop.

                                                                      fonte: Internet

Guilherme conta que conhece o local superficialmente, que por nunca ter visto nenhum evento acontecer no local, acreditava que a obra ainda não tivesse sido concluída. Ao ser questionado sobre a utilização do parque enquanto morador, Guilherme falou que passaria sim uma tarde com a família utilizando o espaço.






Apos caminhar mais um pouco logo avistamos a quadra de futebol, com arquibancada e vestiário. Pra rapaziada que gosta de jogar uma pelada, fazer uma brincadeira entre amigos ou ate mesmo desenvolver algum projeto esportivo, um campeonato, o local é bem propicio.


(Foto: Sérgio Mib)



Conversei também com Vaskinho Junior , técnico  e diretor do Clube Atlético Rocinha, que desenvolve o projeto com jovens a partir de  13 anos e morador da Rocinha. Vaskinho falou que conhece o Parque e que já participou de jogos lá. 




fonte: Internet

Ao ser questionado sobre a utilização do espaço para o seu projeto, ele declarou não utilizar pelo motivo do tamanho da quadra não atender as suas demandas. Ele observou que a quadra é boa para utilização amadora de futebol, porem é difícil conseguir vaga para marcar jogos devido ao grande numero de usuários. Já a respeito de utilizar enquanto espaço de lazer, Vaskinho diz que passaria, sim, um dia com a família, utilizando o espaço. 


Passando por todo esse espaço esportivo e cultural chegamos então a área de lazer do parque. Parquinho para as crianças, espaço para redes de descanso, churrasqueiras individuais com mesa, pia fazem parte desse espaço.







(Foto: Sérgio Mib)




Muitas, plantas, arvores, sombra fazem o lugar se tornar agradável para uma tarde familiar. 
O espaço permite que famílias possam ter uma tarde de lazer nas churrasqueiras individuais usufruindo de um belo cenário natural. Esse privilégio muitas pessoas sonham em ter em seus condomínios e pagam  caro por isso, no entanto, aqui na Rocinha, moradores não tomam conhecimento e acabam perdendo essa oportunidade. 


(Foto: Sérgio Mib) 


Quantas vezes você se pergunta como deve ser bom morar em um condomínio que possui área de lazer? E quantas vezes você se pergunta como deve ser caro ter esse conforto? 

            
  
                                                                                                       
                                                                                                       
                                                                                                ( foto : Sérgio Mib)

Pois é Brasil...  aqui na Rocinha nós temos tudo isso e não estamos dando valor e muito menos utilizando da forma correta. Enquanto os moradores não legitimarem o espaço de lazer, esporte e cultura, como local de uso dos moradores, não termos manutenção, não teremos melhorias. A campanha Vem pro Parque Ecológico da Rocinha está lançada para que todos conheçam e possam utilizar esse espaço.

                                       Assista um vlog: Vem pro Parque Ecológico da Rocinha






Entre nessa Campanha e compartilhe