Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Você conhece o Parque Ecologico da Rocinha?




Você conhece o Parque Ecológico da Rocinha?


(Foto: Sergio Mib)

Com uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro, situado dentro de uma das favelas mais conhecidas  do mundo, Rocinha, Rio de Janeiro, o Parque Ecológico da Rocinha, foi projetado  no PAC – 1  (2010), sendo uma extensão do Complexo Esportivo da Rocinha, sob a gestão da Secretaria Estadual de Esporte , Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. Porem com pendências e obras não terminadas, o espaço aguarda as obras do PAC – 2 para a conclusão e se mantém sem manutenção, o que dificulta a utilização do espaço por moradores.
Apesar da imensa necessidade de espaço de lazer, cultura e esporte, moradores não utilizam parcialmente o espaço e consequentemente torna o local abandonado e sem manutenção.
Fatores que contribuem para o afastamento de moradores vão do difícil acesso, pois com rua sem iluminação e chão esburacado e sem asfalto, à implantação da sede da UPP nesse local. Piorando ainda mais com o caso Amarildo que foi torturado e morto na sede da UPP – Rocinha.



O Parque Ecológico da Rocinha após esses percalços em sua construção tornou se  sem vida, sem utilidade ao morador, tendo em vista que muitos não conhecem o local e acabam que por perder a possibilidade de usufruir de espaço maravilhoso, que poderia proporcionar ao  um dia de lazer familiar, a pratica de esportes, e a realização de atividades culturais.
Deixando de lado essa parte burocrática e política do parque, gostaria de ressaltar o outro lado da moeda.  Acreditando que esse espaço publico seja de estrema importância para os moradores da Rocinha, venho convidar a todos que visitem o espaço e comecem a utiliza lo para assim reivindicar mos a manutenção do local.
Quem conhece a Rocinha sabe que muitos moradores residem em casas sem ventilação, sem área aberta, sem terraço e consequentemente não possuem um local para o lazer familiar. E sabendo disso vejo a importância de falar sobre esse espaço publico maravilhoso que foi construído para o morador.
O Parque Ecológico fica localizado no local conhecido como Portão Vermelho, com entrada pela Estrada da Gávea.



(Foto: Sergio Mib)



Ao entrarmos, o primeiro espaço que encontramos é a quadra de Tênis de saibro. Aulas acontecem diariamente na quadra. Interessados em utiliza la devem dirigir se ao Complexo Esportivo da Rocinha. Atualmente a quadra foi apadrinhada por esportistas que apoiam a prática do Tênis. 
Logo a diante encontramos um espaço para pratica de exercícios físicos, barras de ferro.



(Foto: Sérgio Dias)

Ao caminhar mais um pouco, logo, encontramos um dos espaços mais belos que terá grande utilidade pra Rocinha. O anfiteatro. Com um palco espaçoso, uma arquibancada generosa, camarim, e todo potencial para grandes eventos culturais, o anfiteatro necessita de manutenção, mas somente com a sua utilização poderemos ver  quais as prioridades e quais o reparos necessários, com tudo, o espaço não esta interditado e abrigaria espetáculos musicais, teatrais, literários e de outros seguimentos culturais sem o menor problema.

Procurei Artistas que desenvolvem trabalhos culturais para ouvi -los sobre o espaço. 
Conversei com  Linn Falcão, diretora, atriz, apresentadora, escritora, poeta, fundadora do Grupo Atotes da Roça, junto com Hudson Carvalho, Malu Alves, Jéferson Luiz, Christian Mallet e Marco Dobal entre outros atores que moram na Rocinha, unindo se com a Grutta Teatral. Atualmente estão com o espetáculo "Boca de Ouro"  circulando em festivais e a Oficina Plínio Marcos em desenvolvimento. 




                                   
                                                                           Fonte: Internet
Linn pontua que conheceu o espaço através de amigos, porém nunca utilizou o espaço para seu lazer, apesar de achar o espaço agradável e belo. Porém observou que a falta de manutenção nos espaço do parque dificulta a utilização. Ela, apesar, de não comer carne vermelha, vê no espaço de churrasqueira um excelente espaço para confraternização familiar e entre amigos ou ate mesmo um espaço de saraus, por exemplo. 


                                                                              Fonte: Internet

Quanto ao Anfiteatro, Linn, diz que é um espaço que poderia estar sendo palco de grandes apresentações, espetáculos, festivais, e outros eventos culturais, porém a falta de manutenção, de estrutura como iluminação, sonorização e outros fatores importantes pra um espetáculo. Linn completa dizendo que abraçou a causa da reestruturação do Parque Ecológico e está no movimento que garanta o uso e manutenção do espaço. 



(Foto: Sérgio Mib) 





Conversei com Guilherme Rimas, morador da Rocinha, Rapper, produtor cultural. Guilherme ja foi um dos produtores do encontro de Idéias e Rimas, organizava um encontro chamado Jhony Tribos e atualmente está em fase de produção de um projeto chamado Rocinha na Cena, um evento ligado ao hip-hop.

                                                                      fonte: Internet

Guilherme conta que conhece o local superficialmente, que por nunca ter visto nenhum evento acontecer no local, acreditava que a obra ainda não tivesse sido concluída. Ao ser questionado sobre a utilização do parque enquanto morador, Guilherme falou que passaria sim uma tarde com a família utilizando o espaço.






Apos caminhar mais um pouco logo avistamos a quadra de futebol, com arquibancada e vestiário. Pra rapaziada que gosta de jogar uma pelada, fazer uma brincadeira entre amigos ou ate mesmo desenvolver algum projeto esportivo, um campeonato, o local é bem propicio.


(Foto: Sérgio Mib)



Conversei também com Vaskinho Junior , técnico  e diretor do Clube Atlético Rocinha, que desenvolve o projeto com jovens a partir de  13 anos e morador da Rocinha. Vaskinho falou que conhece o Parque e que já participou de jogos lá. 




fonte: Internet

Ao ser questionado sobre a utilização do espaço para o seu projeto, ele declarou não utilizar pelo motivo do tamanho da quadra não atender as suas demandas. Ele observou que a quadra é boa para utilização amadora de futebol, porem é difícil conseguir vaga para marcar jogos devido ao grande numero de usuários. Já a respeito de utilizar enquanto espaço de lazer, Vaskinho diz que passaria, sim, um dia com a família, utilizando o espaço. 


Passando por todo esse espaço esportivo e cultural chegamos então a área de lazer do parque. Parquinho para as crianças, espaço para redes de descanso, churrasqueiras individuais com mesa, pia fazem parte desse espaço.







(Foto: Sérgio Mib)




Muitas, plantas, arvores, sombra fazem o lugar se tornar agradável para uma tarde familiar. 
O espaço permite que famílias possam ter uma tarde de lazer nas churrasqueiras individuais usufruindo de um belo cenário natural. Esse privilégio muitas pessoas sonham em ter em seus condomínios e pagam  caro por isso, no entanto, aqui na Rocinha, moradores não tomam conhecimento e acabam perdendo essa oportunidade. 


(Foto: Sérgio Mib) 


Quantas vezes você se pergunta como deve ser bom morar em um condomínio que possui área de lazer? E quantas vezes você se pergunta como deve ser caro ter esse conforto? 

            
  
                                                                                                       
                                                                                                       
                                                                                                ( foto : Sérgio Mib)

Pois é Brasil...  aqui na Rocinha nós temos tudo isso e não estamos dando valor e muito menos utilizando da forma correta. Enquanto os moradores não legitimarem o espaço de lazer, esporte e cultura, como local de uso dos moradores, não termos manutenção, não teremos melhorias. A campanha Vem pro Parque Ecológico da Rocinha está lançada para que todos conheçam e possam utilizar esse espaço.

                                       Assista um vlog: Vem pro Parque Ecológico da Rocinha






Entre nessa Campanha e compartilhe 





Nenhum comentário:

Postar um comentário